Publicado por: . | 27/04/2012

Reunião Ordinária do CNCG

Participei da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares – CNCG, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo/SP, nos dias 24, 25 e 26 de abril.  O evento reúne representantes das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros de todo o Brasil.

Na manhã de terça-feira (24/04) foi realizada a solenidade de abertura da Feira Internacional de Segurança Urbana – ISC BRASIL 2012 e, à tarde, ocorreu a abertura da Reunião, pelo Presidente em exercício do CNCG, Coronel José Luiz Masnik, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Santa Catarina. Estiveram presentes na cerimônia o Ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo;  a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki e o Secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto.

A eleição para o Conselho Deliberativo para o período de 2012/2013 ocorreu durante a manhã da quarta-feira (25/04), assim constituído:

Presidente: Coronel PMSC Nazareno Marcineiro

1o Vice: Coronel BMSC José Luis Masnik

2o Vice: Coronel PMMS Carlos Alberto David dos Santos

Sul: Coronel BMRS Sérgio Roberto de Abreu

Sudeste: Coronel PMESP Roberval Ferreira França

Centro-Oeste: Coronel PMMT Osmar Lino Farias

Norte: Coronel PMRR Gleisson Vitória da Silva

Nordeste: Coronel PMRN Francisco Canindé de Araújo Silva

Durante a eleição ocorreu um fato inédito na história do CNCG, pois mesmo pertencendo à chapa anterior e nela permanecendo, fui reeleito presidente da regional nordeste.

À tarde houve uma palestra com o Arcebispo do Ordinariato Militar do Brasil, Dom Osvino José Both e o Presidente da Associação Pró- Capelania Militar Evangélica do Brasil, Reverendo Aluísio Laurindo da Silva, sobre “A Capelania nas Instituições Militares”. Em seguida assistimos palestra com o Professor Dr. Alexandre de Moraes sobre Assessoria Jurídica do CNCG, finalizando o dia com uma visita a Feira Internacional de Segurança Urbana – ISC Brasil 2012.

Na quinta-feira (26/04) foi realizada palestra com o Promotor de Justiça do Estado da Paraíba, Dr. Francisco Glauberto Bezerra, sobre “A Responsabilidade Civil e Penal dos Bancos pela Segurança Bancária”. Essa apresentação foi proposta ao CNCG por este Comandante, pois assisti à exposição do Dr. Glauberto na última reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste – CONSENE, ocorrida em São Luiz/MA, e considerei relevante a difusão do conhecimento com os demais Comandantes Gerais.

Finalizando a reunião do CNCG aconteceu um debate, restrito aos Comandantes Gerais das Policias e Bombeiros Militares, de interesse estritamente institucional.


Respostas

  1. Realmente não dá pra entender a enorme diferença salarial entre os policiais civis e militares…Talvez isso reflita um pouco a capacidade de diálogo junto ao poder executivo…Sei que o Cel Araújo assumiu recentemente e a polícia tem avançado sob seu comando, o problema é que ele pegou o bonde já no prego…

    Tomara que um dia os gestores tratem por igual as duas polícias

    • Prezada Napoleandra, agradeço suas palavras, nossa missão é administrar lutando por melhores condições de trabalho e reconhecimento salarial.

  2. Caro Cmt Geral da PMRN,acredito que essa reunião é muito importante para todas os orgãos de segurança pública no Brasil,mas afinal o que foi discutido na reunião?,que beneficios essas reuniões trarão para as tropas militares Estaduais?foi discutido a ampliação com aumento de participantes dos cursos do SENASP para preparo para copa do mundo ?falou-se sobre incentivos salariais? e a PEC 300?o futuro das aponsentadorias dos militares Estaduais?falou-se sobre o teto máximo salarial nos Estados? e a bolsa Copa, foi discutida e cobrada ao Governo Federal,ou vai ficar só na promessa do governo Federal?alguem falou lá a respeito de unificação salarial com as Policiais civil de seus Estados?,visto que os delegados ganham de sálario no início de carreira, quase o dobro aos dos coroneis,e agentes quase o dobro dos soldados,falou-se os Governos Estaduais vão pagar as promessas de implantação de subsídios que prometeram as suas forças militares Estaduais?,pois essas são as dúvidas da tropa e particulamente as minhas,visto que pouco importa quem vão fazer parte do Conselho Deliberativo para o período de 2012/2013.Digo e pergunto tudo isso, com todo reipeito a vossa Senhoria.
    Pois bem comandante, acredito que se não tocou nos assuntos descritos acima nessa reunião,então, ela não foi proveitosa.
    Por fim, parabéns a vitória, por ter sido reeleito presidente da regional nordeste no Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares – CNCG.

    • Prezado Caio César, todos esses topicos foram abordados, pois todas as PMs do Brasil vivem as mesmas situações em cada Estado.


Deixe um comentário

Categorias